INSTITUTO BRASILEIRO DE SOCIOLOGIA E ESTATÍSTICA

O Instituto Brasileiro de Sociologia e Estatística é uma organização da sociedade civil, apartidária, sem fins lucrativos, fundada em 16 de Agosto de 2000. O IBRASE recebeu o reconhecimento de Utilidade Pública pela Lei nº 7.490, de 31 de Outubro de 2003. Os objetivos do Instituto estão descritos em seu Estatuto:

Artigo 4º - O IBRASE tem por fialidade o estudo, a promoção e a pesquisa sociológica e antropológica através do método estatístico, objetivando reduzir os fenônimos sociológicos, culturais, politicos e econômicos a temos quantitavos e à manipulação estatítica que permita comprovar as relações dos fenônimos entre si e obter generalizações sobre sua natureza, ocorrência, função e/ou significado.

1º. O IBRASE tem por objetivos gerais: sistematizar, sociatizar e ampliar o saber cientifico, filosófico, cultural e artístico mediante a pesquisa, através do ensino e da ação social ambiental indissociavelmente articulando, ampliando e aprofundando a formação do ser humano para o convívio social e para o exercício pleno da cidadania, a reflexão critica, a solidariedade nacional e internacional, na perspectiva da construção de uma sociedade justa, democrática e igualitária. Na valorização da paz e da qualidade de vida. Obedecer a preceitos constitucionais quanto à legalidade e aos demais principios éticos, nos termos do Artigo 37º da Constituição Federal do Brasil.